top of page

Monitoramento arqueológico da implantação do Parque Valongo, Munícipio de Santos, Estado de São Paulo

  • Foto do escritor: Sónia Cunha
    Sónia Cunha
  • 6 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jun.

Palavras Chave: Arqueologia Urbana, Parque Valongo, Porto de Santos, Santos.


Localização: Santos, Brasil.

Tipologia: Monitoramento Arqueológico | Arqueologia Urbana.

Parceiros: Pro Ativa Arquitetura Ltda | AG-FIPS | Prefeitura de Santos.


Entre fevereiro e junho de 2024, a equipe da HV Arqueologia, Conservação e Gestão realizou a primeira fase do monitoramento arqueológico das obras de implantação do Parque Valongo, na região portuária de Santos (SP). A iniciativa integra uma série de ações voltadas à preservação do patrimônio histórico e cultural do município, especialmente em uma área com forte identidade urbana e histórica, o sítio arqueológico "Armazéns Gerais do Porto de Santos" (SP-3548500-BA-ST-00012).

A atividade foi conduzida com respaldo técnico e legal, conforme diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (CONDEPASA). O projeto contou com financiamento da empresa Pro Ativa Arquitetura Ltda. e apoio institucional da Fundação Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar.

Durante o período de acompanhamento, foram identificados e coletados 18 fragmentos arqueológicos — cerâmica, louça, metal, madeira e ossos de animais. Embora numericamente modestos, esses vestígios oferecem valiosas pistas sobre o cotidiano da zona portuária santista entre os séculos XIX e XX, revelando práticas construtivas e dinâmicas industriais da época.

A escavação revelou ainda padrões típicos de áreas industriais, como camadas de aterro, pisos sobrepostos e estruturas metálicas associadas a antigos sistemas logísticos. Esses elementos reforçam a leitura de um espaço fortemente marcado pela função portuária, ao mesmo tempo em que evidenciam a importância da arqueologia urbana para a compreensão da paisagem histórica.

O trabalho arqueológico realizado no Parque Valongo reforça a importância da integração entre desenvolvimento urbano e proteção do patrimônio. Mais do que cumprir obrigações legais, trata-se de um compromisso com a história da cidade e com a construção de um futuro que respeita o passado.


Galeria


Fotografias: Hugo Tavares (2024); Sónia Cunha | HV Arqueologia, Conservação e Gestão (2024).

O projeto "Monitoramento arqueológico da implantação do Parque Valongo, Município de Santos-SP" nas mídias:




Referências on-line:



Bibliografia:


  • CUNHA, S., ESTEVES, L. Monitoramento arqueológico da implantação do Parque Valongo, Município de Santos, Estado de São Paulo. Projeto. Santos: HV Arqueologia, Conservação e Gestão, 2024.177 p.


  • CUNHA, S. Complementação ao Monitoramento Arqueológico da Implantação do Parque Município de Santos, Estado de São Paulo. Complementação. Santos: HV Arqueologia,Conservação e Gestão, 2024. 55 p.


  • CUNHA, S.; TAVARES, H. Monitoramento arqueológico da implantação do Parque Valongo, Município de Santos, Estado de São Paulo. Relatório Parcial. Santos: HV Arqueologia, Conservação e Gestão, 2025. 320 p.


  • LOBO, H. Docas de Santos: suas origens, lutas e realizações. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commércio Rodrigues & C., 1936. p.763.


  • MAXIMINO, E. P. B. O meio ambiente portuário e a arqueologia histórica industrial: o caso do Porto de Santos. Revista Eletrônica de Gestão de Negocios – GESTA, v. 3, n. 4, p.1-18, out-dez/2007



Para mais detalhamento sobre os resultados




Para mais informações sobre o processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan




Para falar conosco



©2020 - 2025 por HV Arqueologia, Conservação e Gestão.

CNPJ nº 42.261.992/0001-50 | Santos/SP

bottom of page