Podcast "Território e Tempo": Afro-turismo, Patrimônio Cultural e os Antigos Armazéns Gerais do Porto de Santos | Ep.02
- Sónia Cunha

- 1 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de out.
Palavras Chave: Sítio Arqueológico, Armazéns Gerais do Porto de Santos, Território, Tempo, Arqueologia, Patrimônio Cultural, Prospecção Arqueológica, Resgate Arqueológico, Salvamento Arqueológico, Laboratório, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial.
O segundo episódio do podcast "Território e Tempo" ! Nesta edição, recebemos Augusta França, idealizadora do perfil @mochilandoafroculturas, para uma conversa potente e necessária sobre memória, ancestralidade e pertencimento. A partir da Caminhada “O Negro e o Café”, Augusta nos conduz por um roteiro que articula o passado e o presente da cidade de Santos (SP), revelando camadas ocultadas da história oficial.
A Caminhada é uma vivência educativa e afetiva que percorre trajetos entre o Centro Histórico e o entorno do Porto de Santos. Durante o percurso, narrativas invisibilizadas ganham voz: das violências da escravização nas fazendas cafeeiras às resistências negras e à transformação do território com a modernização portuária. É uma experiência que convida à escuta, ao olhar atento e ao reconhecimento das marcas da presença negra na cidade.
A entrevista acontece no contexto do projeto de Monitoramento Arqueológico da Implantação do Parque Valongo, uma iniciativa da HV Arqueologia no sítio arqueológico “Armazéns Gerais do Porto de Santos” (SP-3548500-BA-ST-00012). A proposta do episódio é refletir sobre como arqueologia, turismo de base comunitária e educação patrimonial podem dialogar com práticas que reconstroem a memória coletiva e contribuem para uma abordagem mais plural da história brasileira.
Nesta conversa, Augusta compartilha também os bastidores da criação do Mochilando Afro Culturas, seus aprendizados em campo, os desafios da mediação cultural e a importância de criar espaços de escuta e valorização da história negra no Brasil. É um episódio que atravessa tempo, território e afetos e que nos convida a caminhar juntos por uma história viva e em movimento.
Figura 1: Arte de Capa do Podcast "Território e Tempo" Ep.02. Fonte: Augusta França | Mochilando Afro Culturas (2025); Sónia Cunha | HV Arqueologia (2025).






