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Programa de prospecção arqueológica e educação patrimonial das obras de ampliação do Litoral Plaza Shopping, Município de Praia Grande-Estado de São Paulo

  • Foto do escritor: Sónia Cunha
    Sónia Cunha
  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de jun.

Palavras Chave: Arqueologia Urbana, Prospecção Arqueológica, Litoral Plaza Shopping, Praia Grande - SP


Localização: Praia Grande - SP, Brasil.

Tipologia: Prospecção Arqueológica | Arqueologia Urbana.

Parceiro: Brasterra Empreendimentos Imobiliários.


A HV Arqueologia conduziu uma avaliação do potencial arqueológico em uma área remanescente de 5,56 hectares, utilizando prospecção sistemática e abordagens multiescalares. O estudo não identificou vestígios materiais ou estruturas associadas a contextos pré-coloniais ou históricos, indicando baixa sensibilidade arqueológica na região.

A pesquisa incluiu:


✅ Implantação de 56 poços-teste em uma malha sistemática com equidistância de 40 metros.

✅ Caminhamentos intensivos para garantir uma cobertura representativa do terreno.

✅ Conclusão bem-sucedida de 49 poços (87,5%), enquanto sete não puderam ser finalizados devido a interferências naturais e antrópicas, como presença de lençol freático e aclives acentuados.


 Os resultados indicaram que os principais impactos na área estão associados a práticas agrícolas e ocupações do século XX. Foram identificadas evidências como valas de drenagem, além de indícios materiais que corroboram os relatos sobre o uso pecuário na região.

Além da pesquisa arqueológica, o projeto promoveu ações educativas e culturais, destacando a importância do patrimônio cultural. Entre as atividades realizadas, destacam-se as ações no Litoral Plaza Shopping, incluindo apresentações teatrais sobre Arqueologia e a exposição fotográfica sobre a Praia Grande antiga. Essas iniciativas ofereceram uma experiência educativa acessível e incentivaram a valorização dos bens culturais locais e nacionais.

A formação continuada para professores também se mostrou relevante, ampliando a integração do patrimônio cultural ao currículo escolar. Os docentes demonstraram interesse em aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo um aprendizado contextualizado e significativo.

As rodas de conversa com a comunidade foram espaços de construção coletiva de saberes, enriquecendo a compreensão da Arqueologia e do patrimônio cultural por meio de diferentes vivências e perspectivas. O envolvimento ativo da população fortaleceu a conexão entre conhecimento técnico, educação e participação social. A pesquisa reforçou a importância da interdisciplinaridade entre Arqueologia e Educação Patrimonial, promovendo ações integradas que incentivam o conhecimento e a preservação da história local.


Mapad de Implantação dos Poços-teste e respectivas profundidades.
Figura 1 - Implantação dos Poços-teste e respectivas profundidades. Fonte: Sónia Cunha | HV Arqueologia, Conservação e Gestão (2025). 

Galeria


Fotografias: Sónia Cunha | HV Arqueologia, Conservação e Gestão (2023,2024); Fábio Ventura | HV Arqueologia, Conservação e Gestão (2023,2024); Cristiane Amarante (2024); Mariana Amarante (2025).  


Bibliografia:


  • ARQUEOEVIROMENT. Programa de Prospecção Arqueológica e EducaçãoPatrimonial das Obras de Ampliação do Litoral Plaza Shopping, Município de Praia Grande, Estado de São Paulo. Relatório Técnico. Santos: Arqueoeviroment, 2014.


  • CUNHA, S., ESTEVES, L., AMARANTE, C. Programa de prospecção arqueológica e educação patrimonial das obras de ampliação do Litoral Plaza Shopping munícipio de Praia Grande – Estado de São Paulo. Projeto. Santos: HV Arqueologia, Conservação e Gestão, 2022. 77 p.


  • CUNHA, S.; AMARANTE, C. Programa de prospecção arqueológica e educação patrimonial das obras de ampliação do Litoral Plaza Shopping, Município de Praia Grande-Estado de São Paulo. Relatório Final. Santos: HV Arqueologia, Conservação e Gestão, 2025.165 p.



Para mais detalhamento sobre os resultados

 



Para mais informações sobre o processo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan




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